Unifor está as 10 melhores Universidades privadas do Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, o Ranking Universitário Folha consagrou a Universidade de Fortaleza como a melhor instituição de ensino particular das regiões Norte e Nordeste. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada no dia 14 de setembro.

No ranking nacional de 2015, entre instituições públicas e privadas, a Unifor ocupa a 56º posição, com nota 58,88, 15 posições a mais do que no ranking do ano passado, quando ficou em 71º. Na lista das universidades particulares brasileiras, a Unifor subiu sete posições, e passou do 17º lugar em 2014 para o 10º lugar em 2015.

Para o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, o resultado é fruto da constante busca da Unifor por um patamar de excelência. "Excelência para nós é prática cotidiana, é aperfeiçoamento de processos em busca dos melhores resultados para nossos alunos, professores e para a comunidade a quem assistimos. Rankings como o da Folha reiteram esse trabalho, trazem evidências sobre o nível alcançado de seus programas e produtos", pontua ele.

O Ranking Universitário Folha 2015 classificou as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação. Durante oito meses, os estabelecimentos de ensino foram avaliados em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

"Em todas as dimensões, o RUF pontua com destaque as ações da Unifor. De minha parte, fico muito orgulhoso porque houve uma evolução muito significativa no componente 'qualidade de ensino' de 2014 para 2015, e acredito que isto foi decisivo para o atual posicionamento da instituição entre as dez melhores. Isto significa apresentamos excelentes resultados no que diz respeito à dedicação e titulação de nosso corpo docente, o resultado da avaliação de nossos alunos diante do MEC e a imagem dos nossos cursos de graduação diante dos avaliadores", explica o professor Henrique Sá.

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento avaliou 24 cursos de graduação da Unifor: Administração de empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de controle e automação, Engenharia de produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sociologia e Turismo. Todos obtiveram alta relevância no ranking de avaliação de mercado.