Pelo 6º ano consecutivo, Unifor se mantém como a melhor universidade privada do N/NE

Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza se mantém como a melhor instituição de ensino privada nas regiões Norte/Nordeste, além de ser a 12ª melhor do Brasil, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta segunda-feira (18). O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Na edição de 2017 do RUF há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades, estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

No quesito Ensino, a Unifor também se mantém na liderança no Norte/Nordeste. Nesse ietm, são levados em conta critérios como avaliação do Ministério da Educação, número de professores com Mestrado e Doutorado e nota do Enade. No quesito Mercado, onde são feitas pesquisas com profissionais de recursos humanos sobre preferência de contratação, a Unifor também permanece em primeiro lugar nas duas regiões, além de ocupar o oitavo lugar nacional.

Já no quesito Inovação, que leva em consideração o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a Unifor ocupa a oitava posição nacional e o segundo lugar entre as instituições de ensino das regiões Norte e Nordeste. No quesito Pesquisa, que leva em conta aspectos como número de bolsistas CNPq, de teses e de publicações em revistas nacionais, a Unifor manteve o segundo lugar entre as universidades do Norte e Nordeste.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Inpi (2006-2015), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.

Para a reitora da Unifor, professora Fátima Veras, a instituição tem como missão o aperfeiçoamento contínuo. “Historicamente, uma das prioridades da Universidade de Fortaleza consiste em manter a excelência e aperfeiçoar-se de forma contínua. Para isso, investimos incansavelmente no material humano e em novas tecnologias de ensino; na ampliação da rede de parceiros nacionais e internacionais; no atendimento às demandas sociais e mercadológicas, por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão; além de aportarmos energia nas áreas de pesquisa e inovação. Assim, o nosso posicionamento pelo quinto ano consecutivo como a melhor Instituição de Ensino Superior Privada das regiões Norte e Nordeste, enche-nos, ao mesmo tempo, de orgulho e de responsabilidade”, declara.

Segundo o vice-reitor de graduação, Henrique Sá, o Ranking Universitário Folha é um indicador da excelência da Universidade em várias dimensões. “O ranking reitera e reforça a reputação que a Universidade tem no âmbito do ensino superior no Brasil em vários espectros. Na área do ensino, nós nos consolidamos em várias posições do RUF como a melhor universidade privada da região Norte e Nordeste. No curso de medicina, por exemplo, nós estamos entre as quatro mais importantes universidades de medicina privadas do Brasil. Já no curso de Arquitetura e Urbanismo somos a primeira do N/NE no que se refere a instituições privadas”, enfatiza Henrique.

Em termos de Brasil, seis cursos da Unifor alcançaram posição de destaque entre as instituições privadas. Além de Medicina, que ficou em 4º no geral, os cursos de Enfermagem e Odontologia ficaram em 5º lugar, Fisioterapia ficou em 6º e Farmácia e Engenharia Ambiental obtiveram o 7º lugar. Em termos de Norte e Nordeste, 18 cursos da Unifor ficaram em 1º lugar entre as universidades privadas.

Ranking Universitário Folha (RUF) 2017

Unifor no Norte/Nordeste
Ensino (1º lugar)
Mercado (1º lugar)